COM QUE FREQUÊNCIA DEVEMOS FAZER ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO?

Para a realização desta inspeção e correção devemos estar atentos ao uso do veículo e o terreno onde ele trafega. Em geral, a quilometragem indicada varia entre 5 e 10 mil quilômetros. Contudo, uma avaria causada por uma batida mais forte em um buraco pode antecipar a ida ao mecânico. Além disso, se o motorista observar sintomas como tendência do veículo em puxar para algum lado ou desgaste irregular na banda de rodagem (parte do pneu que toca o solo), é recomendável levar o veículo a uma oficina para uma inspeção e realizar o devido conserto.

Riscos de não fazer o alinhamento e balanceamento do carro

O alinhamento e balanceamento das rodas permite que os pneus não se desgastem excessivamente em nenhuma parte, o que acarretaria a sua troca precoce. O mesmo vale para os componentes da suspensão, que também podem sofrer desgaste prematuro se o automóvel estiver desalinhado.

Além disso, o alinhamento e balanceamento incorreto do veículo o deixam mal posicionado, tornando o seu manuseio e o controle do volante mais trabalhosos. Isso é prejudicial principalmente em situações adversas, como dias de chuva ou óleo na pista, em que o carro tende a sair um pouco do controle. Sendo assim, se esses serviços não são feitos da maneira correta, há perigo para o motorista e os passageiros.